Quando pensamos em marketing para empresas, o mais comum é pensarmos na comunicação e rede de contatos da porta para fora, completamente voltada para atuais e potenciais clientes. Muitas vezes nos esquecemos de um dos tópicos mais importantes para o sucesso da empresa: o endomarketing.

Esse termo ainda é estranho para você? Saiba como ele pode revolucionar o engajamento dos seus colaboradores, neste post!

O que é endomarketing?

Todas as organizações são feitas e geridas por pessoas. Estabelecido esse fato, é possível perceber que uma empresa só será bem sucedida e conseguirá se sustentar, ao longo do tempo, se cuidar bem de quem a caracteriza – gestores e colaboradores.

O endomarketing surge, então, como uma ferramenta bastante estratégica para mantê-los engajados, motivados e com alta produtividade.

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é voltado para o público interno da empresa e tem como principais objetivos a maximização e melhoria do fluxo de comunicação, relacionamento entre colaboradores e também a satisfação dele em relação às suas funções e à empresa como um todo.

Na maioria das empresas, as ações internas são planejadas e executadas em parceria entre o setor de recursos humanos e o de marketing.

A ideia é, no fim das contas, tratar os funcionários como se fossem clientes muito especiais da empresa: é importante ouvir, dar atenção, reconhecer e valorizar cada um deles!

Por que aplicar o endomarketing?

Sob a perspectiva do que é o endomarketing, não é tão difícil pensar nos benefícios que podem surgir com a aplicação do conceito, não é mesmo? Resolvemos listar os principais ganhos para sua empresa:

Aumento da motivação e engajamento

Esse é o primeiro resultado a ser identificado na maioria dos casos. É um reflexo quase natural: se o colaborador sente que está sendo valorizado na função que executa, que tem perspectivas de melhoria e também está confortável com o ambiente de trabalho, ele consequentemente se sentirá mais motivado a estar lá no dia a dia.

Tão importante quanto a motivação ser materializada em mais e melhores entregas, é a possibilidade de o funcionário se tornar um verdadeiro embaixador da marca. É um marketing espontâneo, capaz de trazer visibilidade e admiração para sua empresa!

Melhoria da produtividade

Quando a comunicação é mais fluida, bem como quando o colaborador está satisfeito com o seu trabalho e o ambiente organizacional, o resultado esperado é que ele fique mais proativo e entregue suas tarefas com mais qualidade.

Como os objetivos da empresa passam a ficar mais claros para cada funcionário, fica muito mais simples que estabeleça suas próprias metas e anseios, para que ele possa auxiliar a organização a chegar onde deseja.

Atração e retenção de talentos

Um dos grandes problemas das empresas é a alta rotatividade de funcionários. Isso reduz muito a produtividade, pois cada um tem uma curva de aprendizado diferente, portanto, até que cada colaborador chegue ao seu melhor rendimento, leva algum tempo.

Por isso, atrair e reter grandes talentos deve ser uma grande prioridade das empresas. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, ter na equipe especialistas preparados e capacitados pode ser um grande diferencial!

Na prática, a aplicação do endomarketing pode variar de acordo com o perfil da empresa e dos colaboradores. Assim, o primeiro passo, antes de definir sua estratégia de marketing interno, é diagnosticar os principais pontos de melhoria e insatisfação dos colaboradores.

Fizemos um conteúdo muito interessante sobre People Analytics, que é uma ferramenta estratégica capaz de auxiliar – e muito – na identificação de pontos de insatisfação dos colaboradores. Se tiver interesse, é só clicar aqui para vê-lo.

Algumas dicas finais para que você não erre durante o processo são: antes de começar, analise seus objetivos, orçamento e recursos disponíveis; e NUNCA faça endomarketing pensando que ele é uma vitrine para o seu cliente final, pois o efeito poderá ser o contrário do que você espera!

Que tal começar a pensar na sua estratégia de endomarketing hoje?