Aqui, no blog da Felizz, falamos muito sobre a importância de se manter os funcionários engajados e, de fato, felizes, para que seja possível alavancar os resultados da empresa e manter o ambiente de trabalho o mais agradável possível.

Esse é um tema relevante durante todo o ano, mas, nos últimos meses é ainda mais importante: com o fim do ano vem o cansaço acumulado ao longo de todos os outros meses, as preocupações com férias, confraternizações, despesas inerentes ao período, etc.

Portanto, para garantir que seus colaboradores estarão engajados e permanecerão focados no trabalho e performance, mesmo no fim de ano, algumas ações podem ser executadas pelas empresas.

Para descobrir como engajar seus funcionários com ações de fim de ano, é só continuar a leitura! Vamos tornar a sua empresa um lugar mais felizz?

O que é e a importância do endomarketing

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o endomarketing ou marketing interno, mas já parou para pensar que essa estratégia precisa fazer parte do planejamento da equipe de RH, e não apenas do time de marketing da empresa?

Pois é. As ações de endomarketing podem contribuir para que os colaboradores impulsionem sua produtividade, se tornem profissionais cada vez mais qualificados e, principalmente, mais satisfeitos com o trabalho e com a empresa.

Assim, uma das maiores dores de cabeça do time de recursos humanos, o turnover, reduz bastante.

Para você que ainda não está tão familiarizado com o conceito, a Felizz explica: o endomarketing é voltado para o público interno da empresa, tem como principais objetivos a maximização e melhoria do fluxo de comunicação, melhoria do relacionamento entre colaboradores e também a satisfação deles em relação às suas funções e à empresa como um todo.

A ideia é, no fim das contas, tratar os funcionários como se fossem clientes muito especiais da empresa: é importante ouvir, dar atenção, reconhecer e valorizar cada um deles!

Na prática, na maioria das empresas, as ações são executadas em conjunto pela equipe de marketing e recursos humanos. Se quiser entender mais à fundo sobre a importância do endomarketing, é só ler esse conteúdo aqui, específico sobre o tema.

É importante ter em mente que as ações de marketing interno são extremamente importantes, dado que um funcionário satisfeito gera resultados melhores para empresa, veste a camisa e emprega mais entusiasmo no seu trabalho.

É como um efeito dominó: um colaborador engajado estimula os outros a assim serem e, com isso, forma-se um ciclo de motivação. Esse ciclo pode ser o motor para que cada um se sinta mais confortável no ambiente de trabalho, mais interessado nos assuntos da empresa e, inclusive, se torne um promotor da sua marca.

A importância do endomarketing se relaciona muito com os conceitos da gestão de pessoas: é necessário conhecer e compreender os desejos de cada uma, para que seja possível suprir suas expectativas em relação à empresa e, assim, fazer com que o colaborador se sinta satisfeito.

Evite partir de pressupostos ou achismos, pois isso pode trazer grandes embaraços. Procure entender, junto aos seus colaboradores, quais são seus principais valores, o que os deixa felizes, em que situação se sentem mais satisfeitos, enfim, colete as informações relevantes para conhecê-los.

Uma ferramenta que tem sido bastante discutida quando se fala sobre a melhoria da eficiência da gestão de pessoas é o People Analytics.

Por que as ações de fim de ano são tão importantes?

Quando falamos sobre “fim de ano”, quais as primeiras palavras que vêm à sua cabeça?

Correria? Prazos? Natal? Contas? Férias?

Pois é exatamente por isso que as ações de fim de ano, sejam quais forem, são importantes. Poucos pensam no cumprimento de metas e engajamento com o trabalho nesse período do ano.

O cansaço e estresse estão acumulados, férias e feriados se aproximam, vem a ansiedade pelas famosas festas de fim de ano, e, no fim das contas, o foco no trabalho se desvia com muito mais facilidade.

Portanto, assim como a maioria das empresas se preocupa em conquistar mais clientes e melhorar as vendas no fim do ano, assim deve ser com os colaboradores: deve ser um objetivo da empresa a melhoria das relações e rendimento dos funcionários!

Afinal, as contas continuam chegando e os clientes continuam querendo bons resultados, não é mesmo? Por isso a preocupação com os resultados e o bem estar dos funcionários precisa ser uma grande prioridade do time de RH durante os últimos meses do ano.

As ações de fim de ano, são, em essência, uma das formas de colocar o endomarketing em prática, auxiliando os gestores na busca pela garantia de boas entregas e funcionários mais felizes com o trabalho!

Quais ações de fim de ano podem ser executadas?

Um dos pontos já citados, mas que precisam ser recorrentemente recordados, é: não parta de achismos! Colete dados junto aos seus funcionários para descobrir o que eles desejam para empresa e o que lhes traz satisfação.

Caso contrário, sua estratégia de engajamento no fim do ano pode ser um desastre, ou pode trazer apenas custos, sem benefícios a médio e longo prazo. Por exemplo: se os seus funcionários têm insatisfações relacionadas à comunicação e estresse, pouco resultado trará uma cesta para ceia de Natal, pois não resolverá as dores dos colaboradores.

Dessa forma, para que a estratégia seja assertiva e traga, de fato, benefícios para os colaboradores e a empresa, invista no People Analytics para conhecer melhor os seus funcionários. Assim, você poderá tomar decisões baseadas em dados e com maior chance de sucesso.

Mas vamos ao que interessa: quais ações de fim de ano podem ser executadas para aumentar o engajamento dos funcionários?

Crie uma política de benefícios

Promover e reconhecer talentos é uma das ferramentas mais poderosas para manter a motivação e engajamento dos colaboradores. O reconhecimento é um dos quesitos mais importantes para que um funcionário se sinta satisfeito.

Quem não gosta de sentir que seu trabalho contribui para os resultados do grupo e, ainda, é valorizado pelos colegas?

Então, que tal ir além do óbvio ou dos benefícios previstos em lei? Inovar, desde que esteja dentro do orçamento, é sempre uma boa opção: mostra que a empresa se preocupa com os funcionários e está aberta a novidades.

Alguns dos exemplos que podem ser úteis são: bilhetes para eventos culturais, viagens, bolsas para algum curso desejado, promoções, etc. Há uma infinidade de opções, as quais podem e devem variar de empresa para empresa, de acordo com o perfil dos colaboradores.

Faz-se importante reforçar um cuidado necessário para que a estratégia não vá por água abaixo: para que os benefícios sejam distribuídos entre as pessoas certas, os critérios devem ser claros e não devem estimular uma competitividade destrutiva.

Pelo contrário: devem incentivar a busca por um trabalho com cada vez mais excelência e, muito além disso, promover a colaboração e admiração entre todos os funcionários.

Organize confraternizações

Essa dica é clássica, não é mesmo? É um dos momentos mais esperados nas empresas que já tem essa cultura. Mas o objetivo das confraternizações não deve ser, pura e simplesmente, festejar.

É um momento que deve ser planejado de forma a possibilitar que todos os funcionários se sintam, de fato, parte da empresa. O ambiente deve favorecer e facilitar a distração, a descontração e, sobretudo, a comunicação.

Uma empresa na qual a comunicação é fluida consegue superar desafios com muito mais facilidade. Quando os colaboradores sentem que têm liberdade para falar uns com os outros, a rotina fica muito mais leve e a melhoria contínua, de fato, acontece.

Um dos maiores desafios de empresas que já tem essa cultura de confraternizações de fim de ano, e mesmo as que desejam começar a implementá-la, é a inovação. É, realmente, difícil sair do óbvio.

Mas algumas dicas podem te ajudar a entender um pouco melhor como fazer uma festa de fim de ano inesquecível:

1- Faça algo planejado: o planejamento inclui a compreensão do objetivo do evento e do público, a escolha de bons fornecedores, a divulgação interna com razoável antecedência, entre outros fatores.

2- Surpreenda e inove: surpresas, quando na medida certa e adequadas para o público, são sempre uma carta na manga interessante. Você pode inovar no local, nas atrações, no entretenimento, em premiações, dinâmicas, brindes, e muitas outras opções, basta dar asas à criatividade!

3- Estimule a participação da família: em muitas empresas, a família participar das comemorações é algo que traz muita satisfação e felicidade aos colaboradores. Claro que isso se aplica apenas a algumas empresas e também depende do orçamento disponível, mas é uma alternativa que pode trazer bons frutos!

Promova concursos, sorteios ou premiações

É bem comum que, no final do ano, gestores organizem o orçamento para que possam oferecer sorteios de itens desejados pelos funcionários. Muitas empresas sorteiam ou premiam funcionários com veículos, eletrodomésticos e, até mesmo, pacotes de viagem.

O tipo de produto ou serviço a ser oferecido deve ser pensado de acordo com o perfil e desejo dos colaboradores, portanto, exercite o poder da escuta.

Essa pode ser uma interessante opção para o entretenimento durante a confraternização de fim de ano!

Incentive as ações voluntárias

As ações voluntárias são muito comuns no final do ano e, além de serem muito importantes pela responsabilidade social atrelada a elas, podem contribuir muito para a motivação, engajamento e sensação de pertencimento e propósito dos colaboradores.

Através do incentivo e organização de atividades filantrópicas, a empresa demonstra aos funcionários e também ao público externo que se importa com as pessoas e não apenas com o lucro.

Como manter o engajamento durante todo o ano?

Para que o engajamento gerado nas ações de fim de ano permaneçam como um resultado de longo prazo, é importante que você faça pesquisas de satisfação. Tão importante quanto executar ações como essas, é compreender se elas foram realmente efetivas e trouxeram o resultado esperado.

Muitas vezes acreditamos que as ações foram interessantes mas, ao ouvir atentamente ao que os colaboradores têm a dizer, suas críticas, elogios e sugestões, descobre-se diversos pontos a melhorar ou mesmo a manter.

Além disso, é importante criar e manter abertos canais de comunicação entre os funcionários, entre os gestores e entre a empresa como um todo. A fluidez nos contatos é um ponto extremamente importante na manutenção do engajamento.

Isso pode ser alcançado através de diversas estratégias: aplicativos que estimulam o contato entre todos da empresa, reuniões de feedback, estímulo à confraternizações de departamentos, etc.

Criar momentos para interação entre as equipes são ótimas opções de ações de endomarketing e são capazes de destruir algumas barreiras de comunicação que alguns funcionários possam ter.

Acompanhe, de perto, o trabalho dos funcionários. Crie metodologias para reconhecer e valorizar as boas performances. Não se esqueça de dar assistência aos colaboradores que, por ventura, fiquem desmotivados: busque compreender as razões e contorná-las.

Uma empresa que se preocupa com os funcionários e demonstra isso no dia a dia é, certamente, uma empresa com maiores chances de sucesso a curto, médio e longo prazo!

Além disso, para manter um engajamento ao longo do tempo, há um conceito cuja aplicação é necessária em todas as empresas e organizações: a cultura organizacional. Se você ainda não sabe o que isso significa ou como pode aplicá-la, na prática, leia este post.

A cultura organizacional ou cultura corporativa é, sem dúvidas, a melhor ferramenta para manter a motivação dos funcionários de forma mais duradoura. Dessa forma, para manter a energia lá em cima mesmo após as ações de fim de ano, invista tempo para aprender sobre como aplicar os conceitos de cultura na sua empresa!

Aproveite que ainda é tempo de planejar ações de fim de ano: pense em estratégias que se adequem aos funcionários da sua organização. O momento é muito propício para incentivar o espírito de cooperação, motivação, humildade, paciência e compaixão, fundamentais para o dia a dia de trabalho ser mais leve e produtivo.

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