A cultura corporativa é um dos principais pilares de empresas referências, quando pensamos nos melhores ambientes para se trabalhar. É essa cultura a responsável por engajar os colaboradores, atrair centenas de candidato e instaurar um ambiente propício para a interação, criatividade, entregas e geração de valor.

Quando pensamos em motivação, no âmbito empresarial, nos vem à mente as bonificações, salários altos, horário flexível e mais um tanto de dados quantitativos. Porém, engana-se que os fatores motivacionais se resumem aquilo que se paga e mede em números.

Por isso, a importância da cultura corporativa. É sobre como ela pode ser vital para a sua empresa que iremos falar neste texto. Confira:

O que é a cultura corporativa?

A sua empresa tem um objetivo, um resultado esperado. E, para isso, você conta com uma equipe de colaboradores que trabalham para tal. Já parou para pensar que são pessoas diferentes trabalhando por uma mesma meta? Como profissionais diferentes, com funções e valores distintos caminham para um mesmo objetivo?

A coletividade direciona o comportamento, isso é uma premissa da cultura. E isso é perceptível no ambiente corporativo. A cultura corporativa nada mais é do que um conjunto de crenças, valores que visam o desenvolvimento daquele grupo, no caso, da sua empresa.

Mesmo que de maneira implícita, a cultura corporativa é o fio condutor do comportamento dos seus colaboradores. Através dela, a empresa institui o que se esperar de um funcionário, suas entregas e como fazê-las.

Mesmo que não seja explícita, a cultura deve estar, obrigatoriamente, presente em todos os níveis hierárquicos de sua empresa. O comportamento de um estagiário, recém-chegado, será muito embaçado pelas pessoas que o cercam, isso é intuitivo, quase como um “guia de sobrevivência” em meio a um ambiente novo.

Culture code

Vamos usar o estagiário acima, como exemplo: quando dizemos que a cultura corporativa é implícita, pensamos na pessoa neste contexto de inserção. Ao chegar em um novo ambiente, sem saber o que fazer, como se comportar, o que vestir, a primeira reação é fazer igual aos outros.

Mas você e sua empresa podem dar uma mãozinha aos colaboradores, novatos ou não, e deixar bem claro qual a cultura corporativa da sua empresa. Para isso, existe o culture code.

O culture code nada mais é do que um documento que registra qual a cultura corporativa da sua empresa. Um exemplo bacana de culture code é o da Netflix.

Em 2009, eles divulgaram a cultura corporativa para quem quisesse ler e gerou um burburinho no mercado. A partir daí, muitas empresas começaram a dar mais atenção à cultura corporativa.

Você pode ver o Culture Code da Netflix, aqui.

A importância da Cultura Corporativa para sua equipe

A cultura corporativa diz respeito aos valores que você e sua empresa julgam essenciais para um ambiente propício para que seu negócio prospere.

A coesão de pensamentos, expectativas, o “falar a mesma língua”, é o que guia as ações para os resultados almejados. Quando os colaboradores sentem-se inseridos em um ambiente em que eles compreendem o como fazer e o porquê eles sentem-se à vontade para produzir.

É importante que você entenda que esses valores são os princípios, as convicções da empresa. Está muito além de oferecer um salário astronômico ou não ter um dress code.

A cultura corporativa deve ser transparente e estar em todas ações e setores empresariais. Como o elo de ligação entre os diversos colaboradores, se há uma dissonância entre setores e/ou cargos, abre-se espaço para o descontentamento, sensação de não-pertencimento e, consequentemente, um mau rendimento.

Por isso a importância de ter uma cultura corporativa explícita e, sempre que possível, trabalhar com pessoas que carregam consigo os mesmos valores, ideais de sua empresa.

Por fim, é importante que você lembre-se que qualquer cultura é criada pela interação entre as pessoas, então utilize de sua cultura corporativa para estar próximo à sua equipe e mantenha-se aberto para as opiniões, afinal, todos são constituintes da cultura corporativa.

Agora que você já sabe o que é a cultura corporativa e a importância para a sua equipe, que tal compartilhar, com a gente, a cultura da sua empresa? Deixe seu comentário com dúvidas, sugestões e não deixe de seguir o nosso blog.