Um dos maiores desafios dos empreendedores e profissionais de recursos humanos é criar um time bem alinhado e engajado. Entretanto, tão difícil quanto montar uma equipe com essas características, é mantê-las mesmo com o passar do tempo.

Sabendo que o engajamento é um dos pilares essenciais para alcançar bons resultados nos negócios, várias técnicas têm surgido para tentar garanti-lo dentro do ambiente de trabalho. Uma delas é a gamificação.

Entenda por que essa estratégia tem ganhado espaço em tantas empresas, neste post!

O que é gamificação?

A gamificação, ou também conhecida por seu termo em inglês “gamification”, é a utilização de técnicas de design e outras estratégias, voltadas para o desenvolvimento de jogos, para a conquista de objetivos específicos e estimular o engajamento.

O nome da abordagem se justifica pela intenção de recuperar a memória afetiva relacionadas aos games, mas principalmente pelo incentivo ao uso de habilidades que também eram utilizadas para fosse possível “vencer” nos jogos, tais como a capacidade de tomar decisões, trabalho em equipe e foco em resultados.

No ambiente de trabalho, a gamificação tem alguns pilares importantes. Conheça-os antes de começar a planejar sua estratégia!

Estimular a competição saudável

Mesmo que, muitas vezes, seja tratada como algo negativo, a competição pode ter efeitos muito interessantes na motivação dos colaboradores.

A competitividade pode trazer mais energia e garra na busca por resultados, a fim de alcançar destaque profissional e também mais envolvimento com a própria área de trabalho.

Uma estratégia para criar esse ambiente é o oferecimento de recompensas pelos esforços e resultados alcançados através de bonificações, reconhecimentos públicos, oferecimento de capacitações etc.

Incentive a colaboração

Para que a competição não se torne algo destrutivo no ambiente de trabalho, é interessante incentivar que os funcionários trabalhem de forma conjunta para alcançar as metas traçadas.

Portanto, é muito importante que, além das metas individuais, existam metas por área e/ou que envolvam todo o time. Assim, é possível aumentar a coesão, intimidade e aproximação entre os membros da equipe.

Através desse pilar, é possível fazer com que cada envolvido tenha noção da importância do seu papel, além de todos poderem atuar como incentivadores uns dos outros.

Reconheça e mostre resultados publicamente

Poucas sensações são tão prazerosas do que ser reconhecido por algo que fez. Às vezes o reconhecimento é tão importante quanto a própria conquista.

Quando os resultados são demonstrados de forma pública, quem foi mencionado tende a manter o ritmo e, ainda, passa a ser parâmetro de dedicação para os outros colaboradores.

Passo a passo para aplicar a gamificação com seu time

  1. Na hora de montar sua estratégia de gamificação, é fundamental usar a imaginação e criatividade, e não se esquecer que, independentemente do escopo pensado – corrida, jogo de tabuleiro, ranking, etc -, o mais importante é que o objetivo final esteja claro para todos!
  2. Em seguida, defina um tema. Essa escolha servirá como o plano de fundo da estratégia e deve ser criativo e convidativo para os funcionários.
  3. Estabeleça, então, quais métricas e indicadores serão avaliados, para criar estatísticas relacionadas à eficiência e comportamento. Uma métrica comum, por exemplo, é a XP (experience points), que representa os pontos ganhos por realização de tarefas.
  4. Defina a estrutura do jogo. Ela deve ser clara, dinâmica, justa e objetiva para todos! Provavelmente o melhor modelo não será o primeiro, o ideal é testar sempre e buscar a melhoria contínua.
  5. Com todas essas informações em mãos, você deve criar o sistema de recompensas. Elas serão as maiores responsáveis por atrair e engajar os colaboradores no processo, portanto, devem ser relevantes para os funcionários.

Dessa forma, adotando a gamificação no dia a dia da sua empresa, você estará estimulando a criatividade e a motivação dos seus funcionários, além de melhorar o bem estar e a satisfação com o ambiente de trabalho!

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