A revolução digital já é uma realidade em diversos nichos de mercado e não está restrita às empresas voltadas para a tecnologia. Atualmente, quem não se adapta à evolução tecnológica está fadado ao esquecimento.

Essa não é uma verdade que se aplica apenas nos contextos externos à empresa. Para melhoria de comunicação e outros processos internos, é cada vez mais importante contar com a tecnologia.

Descubra, neste post, porque a tecnologia no RH pode melhorar a performance da empresa!

O fim do RH tradicional

O setor de recursos humanos das empresas precisa acompanhar a evolução da sociedade como um todo. Os perfis comportamentais mudam, bem como a forma de avaliá-los e mensurá-los.

O antigo RH, que muitas vezes tinha nome de “departamento pessoal”, tinha cara de cartório e tinha como principal função o controle de documentos. Antes da era digital, os profissionais de RH atuavam quase que como auxiliares administrativos, colocando carimbos aqui e ali e gerenciando arquivos.

Pilhas e mais pilhas de papel se acumulavam nas mesas, os processos eram lentos, era difícil armazenar e, tão difícil quanto gerenciar a papelada, era interpretar todo aquele montante de informações.

O setor de recursos humanos da atualidade é uma parte altamente estratégica das empresas. Funciona como uma central de inteligência e requer profissionais com formação específica para lidar com pessoas.

Quais as vantagens do uso da tecnologia no RH?

É importante dizer que a utilização da tecnologia para gestão, no RH, não é algo do futuro. Já é uma realidade e, se você ainda não se adaptou a ela: corra, pois você já deve estar atrás dos seus concorrentes!

Algumas das vantagens que essa transformação digital pode trazer para o setor de recursos humanos são:

Adeus, papelada!

A quantidade de papeis, formulários e documentos utilizados pelo RH requerem um altíssimo nível de organização, além de demandar um espaço razoável para armazenamento.

A otimização de processos já era uma demanda antiga do setor de recursos humanos e, com a tecnologia, ela pode ser, finalmente, suprida!

Através de programas de computador ou aplicativos, é possível fazer o controle de documentos de forma muito mais rápida, eficiente, com armazenamento na nuvem – o que facilita bastante o dia a dia e garante a segurança -, entre outras soluções.

Integração de informações estratégicas

Convenhamos que é praticamente impossível fazer análises estratégicas com base na infinidade de papeis que envolviam o antigo RH, não é mesmo? No mínimo é, certamente, um grande desafio pois, no dia a dia, é difícil encontrar tempo para fazer esse tipo de análise.

Através de softwares de RH, é possível centralizar diversas informações e, com poucos cliques, ter acesso aos dados relevantes sobre os colaboradores.

Além disso, vários cálculos são feitos de forma automática, reduzindo muito a possibilidade de erros e também o gasto de tempo.

O app Felizz

Um dos maiores problemas do dia a dia corporativo é a comunicação entre líderes e colaboradores. O famoso momento de ‘feedback’ é uma ferramenta poderosa para a melhoria do ambiente de trabalho, bem como a gestão da satisfação dos colaboradores com o trabalho.

O app Felizz, disponível para Android e iOS, oferece funcionalidades para que o gestor conheça um a um da equipe, com perguntas diárias sobre os sentimentos – com liberdade para detalhamento da razão e pesquisas para ouvi-los.

Para identificar a motivação dos funcionários, eles têm liberdade de se expressar, e construir uma “corrente do bem”, a partir de mensagens positivas para aqueles que não estão num bom momento, de boas-vindas para novos colegas e felicitação de aniversariantes, além do reconhecimento das conquistas – em que o próprio time elege os destaques do mês.

Implantar a tecnologia no RH pode ser um grande desafio em um primeiro momento, entretanto, tenha certeza: é um investimento de tempo, dinheiro e esforço que certamente trará bons resultados no curto, médio e longo prazo.

Investir em tecnologias que te ajudarão na gestão de pessoas facilitará sua rotina e fará seu trabalho ser muito mais interessante: ao invés de fazer as mesmas atividades mecânicas do dia a dia, tenha tempo de fazer análises estratégicas e construir um RH forte, inteligente e focado na felicidade dos colaboradores!

Quer experimentar o App Felizz por 30 dias, gratuitamente, na sua empresa? Agende uma demonstração aqui