A gestão comportamental é uma prática que tem sido cada vez mais adotada por setores de RH em diversas empresas. O emprego desse tipo de gestão está associado às mudanças que vêm acontecendo no setor e também à necessidade de se desenvolver profissionais de alta performance dentro das organizações.

Para entender como a gestão comportamental pode fazer com que o setor de recursos humanos seja mais estratégico em sua empresa, é só continuar a leitura!

A gestão comportamental no RH empresarial

Tudo dentro de um departamento de recursos humanos funciona como um ciclo. Recrutamentos pouco satisfatórios acarretam em profissionais pouco engajados e com baixa produtividade, o que acaba gerando altos níveis de turnover.

A gestão comportamental é uma das abordagens estratégicas que o RH empresarial pode adotar. Ela vem se mostrando uma eficiente ferramenta de apoio ao desenvolvimento de times de trabalho, no que diz respeito à melhora da sua performance e produtividade.

De acordo com essa forma de gerenciar talentos, a empresa deve se preocupar com a gestão do comportamento de suas equipes, desde o momento da contratação de novos colaboradores. Desse modo, essa abordagem passa pelas etapas de seleção, contratação, desenvolvimento e também desligamento de pessoas.

Os benefícios para a gestão de RH

A gestão comportamental é efetiva justamente por englobar todos os aspectos da participação de um colaborador na organização. Ela considera fatores comportamentais para contratar as melhores pessoas e alinhar esses perfis aos cargos certos, reduzindo o risco de baixa produtividade ou de más contratações.

O principal benefício de realizar uma gestão comportamental eficiente é o melhor aproveitamento do capital humano disponível na organização. Isso significa uma melhoria no clima organizacional, no ambiente de trabalho e também na cultura empresarial, já que pessoas motivadas tendem a trabalhar mais felizes e engajadas com o negócio.

A consequência é a redução de despesas com indenizações demissionais e processos seletivos, principalmente. Além disso, os treinamentos passam a ser pontuais e mais eficientes, em decorrência da clareza acerca das competências que precisam ser desenvolvidas.

Como o RH pode fazer gestão comportamental?

Como o próprio nome já diz, o trabalho de gestão comportamental é feito através da análise do comportamento humano. Isso significa que é necessário algum conhecimento sobre o assunto antes de se engajar na gestão comportamental.

A gestão comportamental atua entendendo o perfil comportamental de cada um e, a partir disso, estabelece os melhores meios para desenvolver seus talentos. Outro aspecto importante é que também podem ser utilizadas técnicas específicas de administração, a fim de melhorar o desempenho dos perfis de forma coletiva.

Para fazer com que a gestão comportamental realmente seja um modelo que funcione na empresa, é preciso desenvolver alguns aspectos.

A implementação da gestão comportamental na empresa envolve entrevistas e diálogos que visam conhecer os potenciais, habilidades e limitações dos funcionários, além dos conflitos enfrentados por eles no dia a dia de trabalho.

A base dessa técnica é a análise de desempenho e a promoção de feedbacks honestos e regulares. O trabalho é tanto com as lideranças quanto com os liderados, deve ser gradual, contínuo e à longo prazo.

A análise funcional é uma ferramenta importante e inclui a seleção de aspectos a serem observados, como os comportamentos críticos na organização, por exemplo, seus antecedentes, consequências e frequência.

Para que a implementação tenha sucesso, é fundamental que o processo seja transparente. Por isso, é importante que cada um (avaliador/entrevistador e avaliado/entrevistado) entenda seu papel no processo de avaliação/entrevista como um todo, e não somente na hora de preencher o sistema em si.

E aqui vai uma dica importante: é preciso capacitar os gestores para darem feedbacks e explicar aos colaboradores a importância desse item no relacionamento empregado-gestor, principalmente em empresas que não têm esse processo maduro.

O  grande desafio do RH, atualmente, é compreender e conseguir mostrar aos colaboradores e à alta gestão da empresa que o setor tem um papel central nos processos e mudanças estratégicas, capazes de trazer bons resultados para as empresas.

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